Como abrir uma garrafa de vinho
Dicas práticas para te ajudar
Este produto é destinado a adultos
Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.
Dicas práticas para te ajudar
A dúvida sobre como abrir uma garrafa de vinho é muito comum. A boa notícia é que abrir uma garrafa fechada com rolha é mais fácil do que parece. Para isso, basta contar com um bom saca-rolhas, e nem precisa ser dos mais caros. Simples, não? É importante que a parte que penetra na rolha tenha formato de espiral, e não se assemelhe a um parafuso.
Isso porque enquanto a espiral “segura” a rolha por inteiro, uma rolha mais frágil pode facilmente esfarelar com o formato “parafuso” que, por ser mais grosso, expande o material, que, como não é elástico, acaba quebrando ou esfarelando.
Por incrível que pareça, os melhores acessórios para abrir garrafas de vinho são os mais simples. Aqueles usados por garçons em restaurantes são ideias: pequenos, práticos e funcionam muito bem. Se a garrafa for fechada com tampa de rosca, que também é conhecida como screwcap, basta girar a tampa e abrir a garrafa.
Se o lacre da tampa de rosca da garrafa já estiver rompido, há um risco de o vinho estar oxidado. Um truque que funciona muito bem para as tampas mais duras é girar segurando a parte inteira de metal, não apenas a tampa. Fica ainda mais fácil de abrir. Continue a leitura para saber mais sobre como abrir uma garrafa de vinho!
O primeiro passo de como abrir uma garrafa de vinho é cortar a cápsula, expondo assim a rolha. O modo mais prático é usando um corta-cápsula: basta colocá-lo no topo da garrafa e pressioná-lo, como se estivesse apertando o gargalo.
Em seguida, é só fazer um movimento de “vai e vem”. A parte da cápsula no topo do gargalo sairá junto com o acessório, deixando a garrafa pronta para ser aberta. Caso você não tenha um corta-cápsula em casa, basta segurar uma pequena faca logo abaixo do “anel” (parte mais grossa) do gargalo e girar cuidadosamente.
Os mais habilidosos podem usar a técnica profissional, girando a faca ao redor do gargalo com precisão e elegância, mas não há mal algum em girar a garrafa nas primeiras vezes, especialmente enquanto ganha prática.
No caso das garrafas com cera no gargalo no lugar da cápsula de alumínio, o ideal é introduzir o saca-rolhas direto na cera, como se não houvesse cápsula. Agora, já com a cápsula cortada, o mais fácil é segurar o saca-rolhas quase horizontalmente, encostando a ponta da espiral no centro da rolha.
Depois de uma pequena pressão para inserir a ponta da espiral na rolha, é só ir girando o acessório no sentido horário e, ao mesmo tempo, colocando a espiral na posição vertical.
Com o saca-rolhas já na vertical, basta girar a espiral até que ela entre na rolha quase completamente, ficando apenas meia volta para fora. Quando a espiral estiver dentro da rolha, boa parte do trabalho de como abrir uma garrafa de vinho já foi feita!
A maioria dos saca-rolhas tem o que os sommeliers chamam de 2 estágios. São 2 “degraus” para apoiar no gargalo da garrafa, servindo de apoio para usar o saca-rolhas como uma alavanca.
Para tirar a rolha, você deve apoiar o estágio mais baixo no topo do gargalo e puxar a base dos saca-rolhas para cima, até que metade da rolha saia para fora do gargalo. Aí, é só apoiar o outro “degrau” e tirar o resto da rolha.
Um ponto importante no aprendizado de como abrir uma garrafa de vinho é lembrar que a rolha não é um veneno! Se por acaso cair algum pedacinho dentro da taça quando o vinho for servido, é só tirar com uma colherzinha.
Algumas rolhas muito antigas podem esfarelar. Isso não significa que o vinho está ruim. Em casos extremos, é possível coar o vinho usando um pano fino (e limpo) ou um coador de papel.
Além das técnicas básicas, existem alguns truques que podem facilitar ainda mais o processo de como abrir uma garrafa de vinho, especialmente para quem está começando.
Um ponto importante é a escolha do local onde você vai abrir a garrafa. Prefira uma superfície estável, como uma mesa ou bancada, para evitar acidentes e garantir maior firmeza durante o processo.
Se você estiver lidando com uma rolha muito antiga ou ressecada, uma dica valiosa é umedecê-la levemente antes de usar o saca-rolhas. Isso pode ajudar a reduzir o risco de esfarelamento. Para isso, basta virar a garrafa cuidadosamente e deixar o vinho encostar na rolha por alguns minutos antes de iniciar o processo.
Por fim, lembre-se de que abrir uma garrafa de vinho é parte do ritual e da experiência. Aproveite o momento, manuseie os acessórios com calma e desfrute do processo como uma preparação para apreciar cada taça. Afinal, o prazer de degustar um bom vinho começa antes mesmo do primeiro gole!
Agora que você já sabe como abrir uma garrafa de vinho, que tal aproveitar para descobrir mais sobre esse universo com a ajuda da Mistral? No Mistral ON, nosso canal do Youtube, além de acompanhar esse vídeo na íntegra, você pode conferir outros conteúdos disponíveis na playlist Aprendendo com a Mistral.
Compartilhe