Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.

    • Notas Mistral

      Notícias

      Laura Catena vence o prêmio Old Vine Hero 2023

      Diretora da Catena Zapata e fundadora do CIW é reconhecida por seu trabalho na preservação de antigas vinhas de Malbec

       

      Nove meses após conquistar o título de Mulher do Ano 2022 da revista britânica The Drinks Business, Laura Catena acaba de ganhar outro reconhecimento à altura de suas notáveis realizações nas últimas duas décadas.

      Em março, ela recebeu o prêmio Old Vine Hero por seu compromisso contínuo em promover e proteger o futuro das vinhas velhas de Malbec na Argentina e por seu trabalho no Catena Institute of Wine (CIW) de preservação das seleções massal e clonal da Malbec pré-filoxera, assegurando assim que a diversidade genética das parreiras antigas não se perca.

      Organizado pela Old Vine Conference, associação sem fins lucrativos com sede em Londres, empenhada em promover e salvaguardar vinhedos antigos ao redor do mundo, o prêmio reconhece a dedicação, tenacidade, talento e o trabalho de pessoas envolvidas na preservação de antigas videiras e produção de seus vinhos, e recebeu 85 nominações de 15 países diferentes.

      Um painel de jurados formado por especialistas selecionou oito finalistas que foram então submetidos à uma votação aberta para a comunidade global do vinho entre 3 e 13 de março. Nesse período foram computados 4.029 votos e o campeão do primeiro Old Vine Hero foi anunciado em 15 de março durante um jantar intimista para os membros da Old Vine Conference na capital inglesa.

       

      A importância do prêmio Old Vine Hero 2023 para Laura Catena

       

      Para Laura Catena, o prêmio é mais um importante incentivo para conscientizar a comunidade do vinho sobre o extraordinário valor das vinhas antigas e seu legado. Filha mais velha do ilustre produtor Nicolás Catena e atual diretora da mais premiada bodega do hemisfério sul, ela é a grande responsável pelos inúmeros estudos envolvendo a Malbec argentina realizados nos vinhedos da Catena Zapata.

      “Quando comecei a trabalhar com vinhos na década de 90, parecia que a vinhas velhas eram mais valorizadas na Europa. Então, descobri que tínhamos milhares de hectares de vinhas velhas de Malbec na Argentina prestes a serem arrancadas para replantio. Sou uma médica de emergência por formação e posso reconhecer uma emergência quando vejo uma.

      Decidi fazer vinho a partir desses belos vinhedos antigos e logo preservar a diversidade genética de suas seleções massale”, comentou a vencedora do Old Vine Hero. Sob sua direção, a Catena Zapata, através de seu braço científico, o Catena Wine Institute, tem se dedicado a uma extensiva e rigorosa pesquisa da Malbec e seus terroirs em solo argentino.

      Um estudo que começou com a escolha de 135 mudas do vinhedo Angélica com características valiosas, que foram isoladas e reproduzidas por seleção massal e clonal nos vinhedos de altitude da Catena, dando origem à maior coleção de plantas Malbec do mundo, como contou Adrianna Catena, irmã caçula de Laura, em um interessantíssimo registro assinado por ela no JancisRobinson.com sobre as velhas videiras do Vinhedo Angélica.

       

      Lista dos finalistas Old Vine Hero 2023

       

      Pela conquista do prêmio, Laura Catena falará sobre seu trabalho com as vinhas antigas durante a Old Vine Conference 2023 que acontecerá virtualmente nos dias 19 e 20 de outubro. Veja a seguir a lista completa dos oito finalistas do Old Vine Hero 2023:

       

      Derek Mossman-Knapp & Pilar Miranda, Garage Wine Co., Chile

      Katie Jones, Proprietário & Enólogo, Domaine Jones, Sul da França

      Pierpaolo Sirch, Diretor de Produção, Feudi di San Gregorio, Irpinia, Itália

      Gomidas Merjanian, Dzon Merjanian Vineyards, Armênia

      Tomás Roquette, Quinta do Crasto, Douro, Portugal

      Jose Mª Ayuso & Victoria Gonzalez – Gordon: Angel de Viñas, Gonzalez Byass’, Spain

      Dra. Laura Catena, Diretora, Catena Zapata & Fundadora, Catena Institute of Wine

      Rebecca Robinson, Diretora Executiva, ZAP (Zinfandel Advocates and Producers)

       

      Materias relacionadas