Malbec Argentino: 96 pontos de James Suckling e de Robert Parker, para o vinho que melhor mostra a essência da uva Malbec
O espetacular Malbec Argentino é o vinho que melhor mostra a essência da uva Malbec, provando que essa casta produz vinhos que podem competir de igual para igual com os melhores do mundo. O Malbec Argentino é um verdadeiro ícone elaborado com uvas de vinhas centenárias, por ninguém menos que Catena Zapata, o maior especialista nesta uva. O vinho combina as características de dois vinhedos espetaculares – Nicasia e Angelica – para expressar todas as nuances e qualidades que a casta Malbec pode oferecer. Se você deseja experimentar o vinho que melhor representa as qualidades da uva Malbec, precisa conhecer seu ícone máximo: o Malbec Argentino.
A safra de 2021 arrematou nada menos que 96 pontos de James Suckling e de Robert Parker, confirmando a absoluta qualidade deste ícone argentino. Parker descreveu o tinto como "suculento e preciso". É um vinho que já mostra imensa complexidade, mas que ainda vai evoluir por décadas na adega.

Malbec Argentino, o tributo de Catena Zapata à uva Malbec
O Malbec Argentino foi criado para mostrar toda a grandiosidade da casta Malbec. Diferentemente dos cultuados vinhos de parcela de Catena, que mostram as qualidades específicas de um determinado terroir, o Malbec Argentino combina as melhores uvas de vinhas centenárias de diferentes parcelas para mostrar toda complexidade da uva Malbec.


Catena, indiscutivelmente o maior especialista na uva Malbec
A família Catena entende de Malbec desde 1902. A lendária seleção massal de Malbec feita por Catena, realizada com vinhas anteriores à filoxera, conseguiu identificar as melhores mudas dessa casta — um verdadeiro marco para o sucesso da uva na Argentina. Os estudos científicos realizados nas últimas décadas pelo Catena Institute of Wine trouxeram o conhecimento necessário para que fosse possível plantar esta casta em altitudes elevadas — o que deu origem aos vinhos profundos, sedosos e muito complexos, de nome Catena, que vieram a conquistar o mundo. Catena faz todos os anos dezenas de micro-vinificações e estudos contínuos para entender cada vez mais a uva Malbec, compartilhando suas descobertas com institutos científicos e com outros produtores — até da França, o país de origem da casta — para que a Malbec tenha cada vez mais prestígio. É fácil perceber porque que Catena Zapata é maior autoridade do mundo na uva Malbec.
Malbec Argentino, a história da uva Malbec em um rótulo
O belo rótulo do Malbec Argentino conta a história da uva Malbec através dos séculos. O legado da Malbec, que remonta à época do Império Romano, teve talvez seu maior impulso na Europa medieval pelas mãos da rainha Leonor de Aquitânia, que não escondia sua preferencia pelo vinho da “uva negra de Cahors”. No final do séc. XIX, a Malbec era o principal ingrediente de muitos dos mais reputados Crus Classés de Bordeaux. A casta, levada pelos imigrantes europeus para a Argentina, e o florescimento da uva na América do Sul completam a jornada desta uva maravilhosa.

