Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.


    O que torna os vinhos do Etna tão surpreendentes é a impressionante elegância e frescor dos tintos e dos raros brancos produzidos nesta denominação. Apesar de abrigar vinhedos centenários, a região centralizada no vulcão começou a ganhar especial atenção nas últimas décadas graças ao trabalho de produtores como Marc de Grazia. Proprietário da Tenuta delle Terre Nere, de Grazia foi o grande pioneiro na identificação e aquisição de vinhedos nas melhores parcelas, ou “contrade”, do Etna, algumas delas com vinhas de mais de 140 anos!

    Produzido pela primeira vez com a safra 2006, seu Etna Rosso Prephylloxera é elaborado com a Nerello Mascalese – variedade autóctone que para muitos especialistas origina vinhos que lembram os tintos da Borgonha – colhidas de uma parcela com apenas 1 hectare plantada em 1870. Um tinto realmente fantástico, admirado pela crítica, de quem merece sempre excelentes avaliações – como os 96+ pontos de Parker para a safra 2020 e os 98 pontos de James Suckling para a 2021.

    A Tenuta Tascante é outra fonte de vinhos sedutores, cheios de tipicidade, produzidos de algumas das mais prestigiadas parcelas nas encostas vulcânicas. Pertence ao mesmo proprietário da Tasca d’Almerita – vinícola histórica da Sicília –, Alberto Tasca, que, após um detalhado estudo do território do Monte Etna e algumas vinificações experimentais, adquiriu em 2007 os primeiros vinhedos da Tenuta Tascante. Entre eles, o Contrada Sciaranuova, situado a uma altitude de 730 metros. Dele é produzido um tinto especial de vinhedo único com a Nerello Mascalese de videiras plantadas em 2008, que, na opinião de Parker, é um vinho extremamente polido e fino – “uma expressão clássica do Etna”.

    O terroir singular do Monte Etna também despertou a curiosidade de Angelo Gaja. O renomado produtor do Piemonte selecionou a dedo o vinhedo para seu mais novo projeto: Idda. Ali, em parceria com Alberto Graci, produtor local da Sicília, elabora um elegante e sofisticado tinto com a uva Nerello Mascalese cultivada nos solos mais antigos da denominação. Logo nas primeiras safras, o Idda Etna Rosso conquistou ótimas avaliações da crítica, como os 96 pontos de Suckling para a safra 2019.

    Mas a denominação não produz apenas grandes tintos. Os brancos são realmente imperdíveis. A casta local é a Carricante, mas até a Chardonnay produz vinhos impressionantes neste terroir vulcânico. Descubra esses e muitos outros vinhos do Etna, incluindo brancos muito interessantes, produzidos na mais dinâmica região da Itália. Você vai se surpreender!

    Confira estas recomendações da Mistral