Este produto é destinado a adultos

Parcele em até 6x Sem Juros. Parcela mínima de 99 reais.


    Um dos pratos mais amados da cozinha italiana, o carbonara possibilita harmonizações com vinhos que agradam diferentes gostos. Os ingredientes do clássico molho cremoso servido tradicionalmente com spaghetti têm personalidade marcante. Juntos, criam uma composição de sabores distintos. A doçura da gema de ovos crua, o toque e a consistência gordurosa do guanciale – espécie de primo da pancetta e do bacon feito com as bochechas e papadas do porco e curado –, o salgado pronunciado do queijo Pecorino Romano e a picância da pimenta-do-reino moída na hora.


    Para acompanhar essa sinfonia de sabores, o ideal é harmonizar o carbonara com um vinho meio encorpado, com boa acidez, intensidade e final persistente, com grau alcoólico médio, mas não tão alto. E, claro, dê preferência aos rótulos italianos – definitivamente, os melhores companheiros para as receitas italianas.


    O vinho branco é a harmonização mais segura para o carbonara. As opções incluem brancos elaborados com variedades tipicamente italianas, como Fiano, Trebbiano, Garganega, aos exemplares regionais de Pinot Grigio. Os espumantes, em especial um Prosecco de bom corpo e, ainda melhor, Franciacorta, também são ótimos parceiros. Para quem não abre mão de um bom tinto, opte por clássicos italianos como Barbera, Chianti Classico e Montepulciano d'Abruzzo ou ainda os vinhos talhados com a Nerello Mascalese e os de Gattinara.